sábado, 11 de abril de 2015

ACADEMIA BARBANTE DE CERVEJA: NOVO POLO DE EDUCAÇÃO CERVEJEIRA

Acaba de ser inaugurada em São Paulo um novo polo de educação e cultura cervejeira no Brasil: a Academia Barbante de Cerveja, que tem como objetivo reunir, aprimorar e disseminar conhecimento sobre este universo.



Formada por um grupo de profissionais com vasta experiência, a ABC representará de forma inédita diversas escolas do segmento, incluindo a afamada WBA – Word Brewing Academy, entidade composta por duas renomadas escolas: Doemens Akademie de Munique e o Siebel Institute of Technology de Chicago.

Além dos cursos internacionais, como o Intensivo em Tecnologia Cervejeira WBA/Siebel, a formação de Sommelier de Cervejas da Doemens e o de análise sensorial da FlavorActiV, a ABC também ministrará cursos próprios, palestras e workshops envolvendo cerveja e gastronomia, em parceria com diversas empresas e profissionais do setor. Serão oferecidos ainda cursos em parcerias com escolas nacionais, como os cursos livres da Science of Bier (Beer Service, Beer Talk, Malt Talk, Yeast Freaks e Hops on Top), dentre outros.



O espaço abrange sala de aula com infraestrutura completa e lounge para degustação e, em breve, contará com bar, cozinha show e uma exclusiva nano cervejaria experimental triblock de ponta da Egisa. Toda esta plataforma também estará à disposição para realização de eventos, lançamentos de mercado e testes de produção para diversos micro cervejeiros e profissionais da área.

A segunda sede, já em construção, ficará em BH e há previsões para inauguração de mais uma em SP e uma no RJ, além de parcerias com outras escolas e centros de eventos em diversas cidades para capilarizar ainda mais a educação cervejeira em todo o país.








DESTAQUES DA ABC

- Sediará o IV Beer Sommelier World Championchip - campeonato mundial bienal de sommeliers de cerveja, que será realizado pela primeira vez no Brasil, no dia 18/7, com prova final ao vivo, no fim do dia, na Feira Degusta Beer & Food. Na ocasião, os 25 melhores colocados do Campeonato Nacional de Sommeliers, promovido em março pelo Instituto da Cerveja, terão a oportunidade de competir com os finalistas mundiais e quem sabe novamente garantir para o Brasil um lugar no pódio. Na última edição, em 2013 em Munique (Alemanha), a sommelière Tatiana Spogis Taunay conquistou o terceiro lugar e trouxe os holofotes para o nosso país, que acabou escolhido como sede do evento este ano. A especialista é, inclusive, uma das idealizadoras da ABC junto com o empresário Marcelo Stein - pioneiro na importação de cervejas especiais no país - que contaram com o vital apoio da grande mestre cervejeira e sommelière Cilene Saorin.

- O curso inaugural de formação de Bier Sommeliers Doemens na ABC, em abril, no formato intensivo, será ministrado por uma verdadeira “trinca de ases” do universo cervejeiro: Katia Jorge, Cilene Saorin e Tatiana Spogis, consideradas as "estrelas" da educação e disseminação cervejeira no Brasil. As inscrições, já abertas, estarão restritas a somente 28 alunos, a fim de garantir a qualidade do ensino.

- A grade de cursos e palestras nacionais e internacionais que serão oferecidos criará uma oportunidade única de formação modular e multidisciplinar, atendendo a demanda tanto de profissionais e técnicos já em atuação na área, como de novos profissionais e consumidores em busca de conhecimento e entretenimento.

Para Tatiana Spogis "este será um ambiente aberto a todas as pessoas, profissionais, escolas e empresas envolvidas com cerveja. Um ambiente para aprender, ensinar, pensar, trocar informações e, é claro, se divertir também. A intenção é unir todas as pontas para desenvolver, de forma saudável e contínua, um segmento em franca expansão."

Marcelo Stein explica que enquanto buscava uma nova sede para expansão de sua importadora, a Bier & Wein, encontrou um imóvel excelente, mas além de suas necessidades, e vislumbrou ali a oportunidade de realizar o sonho de contribuir mais diretamente com a educação cervejeira. "Já somos apoiadores das mais diversas escolas de cervejas do Brasil e agora poder usar parte de nossas instalações para sediar uma Academia Cervejeira, é muito gratificante. Queremos apoiar este projeto e congregar todos que tenham este interesse em comum. Independente de nossa atuação comercial, a ABC será totalmente independente e imparcial. Nela receberemos com prazer todos os fomentadores de nosso mercado para realizar um verdadeiro intercâmbio cultural e através da ampliação da cultura cervejeira, desenvolvermos ainda mais o segmento de cervejas especiais."

Mais informações sobre a Academia, calendário de cursos e valores no site: www.academiabarbante.com.br ou pelo e-Mail: abc@academiabarbante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário