quinta-feira, 24 de março de 2016

Cerveja na panela: aprenda a fazer Moela Hot Amburana

O chef Guilherme De Rosso, do restaurante Simples Assim, de Curitiba (PR), preparou uma receita especial de Moela com a Way Amburana Lager: Moela Hot Amburana.



Receita Moela Hot Amburana
Chef Guilherme De Rosso - Simples Assim Boteco
Ingredientes
- 1kg de moela de galinha, já limpa
- 40g de açúcar mascavo
- 3 cebolas grandes cortadas à julienne
- 200g de bacon picado
- 1 garrafa de 310ml de cerveja Way Amburana Lager
- 3 dentes de alho picado
- 50g de extrato de tomate
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de tomilho
- 2cl de chá de Pimenta Calabresa
- 2cl de chá de Pimenta Chilli
- Pimenta do Reino Branca à gosto
- Pimenta do Reino Preta à gosto
- 1 maço de salsinha
- 1 maço de cebolinha
- 300ml de caldo de galinha ou água
Modo de preparo 
- Frite o alho e o bacon juntos até dourar. Depois, reservar. 
- Em uma panela de pressão, frite a moela em fogo alto para selar. Se juntar água, espere evaporar. Acrescente o açúcar e deixe caramelizar levemente.  Adicione o bacon, o alho, a cebola julienne, o extrato de tomate, o louro, e o tomilho. Depois que murchar um pouco a cebola (sempre mexendo), acrescente a cerveja e deixe reduzir aproximadamente 1/3 do seu líquido. Coloque o caldo de galinha, caso tenha, ou água, e coloque a panela na pressão por aproximadamente 40 minutos. 
- Após o tempo, deixe toda a pressão sair e abra a panela com cuidado. Ajuste o sal e acrescente as pimentas. Deixe o molho reduzir, caso necessário, com a panela aberta até ficar grosso.
- Depois de tudo pronto, finalize com salsinha e cebolinha picada.
- Pode ser servido com uma boa massa ou apenas com uma porção de pão e uma boa cerveja. Se possível, harmonize com a própria Way Amburana Lager.

Sobre o chef Guilherme De Rosso 

O chef Guilherme De Rosso é formado pelo curso de Chef de Cuisine – Restaurateur do Centro Europeu, de Curitiba (PR), e se especializou no Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), da Itália. Posteriormente, concluiu o curso de sommelier de cerveja na Universidade Positivo, de Curitiba (PR). Após alguns anos na Europa e experiências em restaurantes com estrelas do Guia Michelin, Guilherme retornou para o Brasil para tirar do papel o projeto do Simples Assim.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário