segunda-feira, 21 de abril de 2014

CERVEJA E HARMONIZAÇÃO: novo curso na Casa do Saber


Criar harmonizações de cerveja e gastronomia é uma tarefa divertida e desafiadora. Por um lado, mexe com o lado lúdico dos sentidos, da exploração sensorial, da análise de aromas e sabores. Do outro lado, a responsabilidade de agradar e surpreender pessoas que não conhecem aquelas combinações de pratos e cervejas.


Pegar um prato do dia a dia, como um macarrão à bolonhesa e transformar, com a ajuda da gastronomia em um sofisticado ragú de cordeiro, mas com a mesma sensação de comida que conforta a alma, daquelas que lembram as refeições preparadas pela sua avó, e harmonizar com um cerveja que vai potencializar seu sabor é uma experiência que seduz e agrada a todos.


Um hambúrguer sai do lugar comum do fast food e adquire outro status quando realçado por ingredientes frescos, preparo caseiro, feito a mão, temperado a gosto, no ritmo do movimento slow food e harmonizado à máxima potência com um cerveja que leva pimenta e maltes tostados.


Cervejas e pratos que sozinhos levam o nosso paladar à loucura, quando são colocados juntos harmonizam de maneira divina, como uma IPA de responsa e um belo arroz de pato.


São questões como estas, que temperam o aprendizado sobre cervejas especiais, que estarão presentes no curso que começa no dia 29 de abril na Casa do Saber do Rio de Janeiro: "Cerveja e Harmonização: uma revolução no paladar".

Serão 6 aulas com degustações temáticas e apresentações teóricas sobre a união de dois universos complexos e muito atraentes: cerveja e gastronomia.

Além de ser a bebida alcoólica mais consumida pelo homem, a cerveja permite duetos surpreendentes. Combinar os aromas e os sabores de alimentos e cervejas é uma arte milenar que todos podem aprender.

O curso explora o universo sensorial das harmonizações a partir de ingredientes simples do cotidiano do brasileiro. São encontros com degustações orientadas de rótulos nacionais e importados, combinadas a itens básicos da nossa culinária, em que a finalidade é produzir experiências gastronômicas únicas e inesquecíveis.



29 ABR - 1. CERVEJAS E PATÊS: COMECE BEM UMA REFEIÇÃO

06 MAI - 2. CERVEJA E QUEIJOS: FEITOS UM PARA O OUTRO

13 MAI - 3. CERVEJA E BOEMIA: COMIDAS DE BOTECO

20 MAI - 4. CERVEJA E EMBUTIDOS: UMA COMBINAÇÃO MILENAR

27 MAI - 5. CERVEJA E CHOCOLATES: O CASAMENTO PERFEITO

03 JUN - 6. CERVEJA E SOBREMESAS: O MELHOR ESTÁ NO FIM


MINISTRADO POR JOSÉ RAIMUNDO PADILHA

Publicitário formado pela PUC-Rio, consolidou sua formação em cerveja como Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie (Alemanha). Especializou-se em introduzir o público iniciante no universo das cervejas especiais. Criador da Delirium Akademie, dedicada ao estudo das cervejas. Colunista independente, autor do site Sommelier de Cervejas.



DATA E INÍCIO: 29 abril, terça-feira

HORÁRIO: 20h

DURAÇÃO: 6 encontros (29/4, 6/5, 13/5, 20/5, 27/5 e 3/6)

VALOR: R$ 660 ou R$ 561 p/ pagamento à vista - compre com desconto aqui.



INSCRIÇÃO: através do telefone 2227-2237 de segunda à sexta, das 11h às 20h.

Não perca este curso INÉDITO no Rio de Janeiro!

Recomendado para todos os profissionais que trabalham direta e indiretamente com cerveja, como garçons, chefs, barmans, revendedores, distribuidores, importadores e cervejeiros em geral, sejam caseiros ou profissionais do setor.

Indicado também para apreciadores e entusiastas das boas cervejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário