Cervejaria Goyaz é premiada no Festival de Blumenau


Criada para a Owens Illinois celebrar o aniversário de Goiânia, a Colombina Romaria tem garrafa exclusiva e foi premiada no maior concurso brasileiro de cervejas artesanais

A cerveja Colombina Romaria, da Cervejaria Goyaz, foi premiada com a medalha de bronze na categoria Herb and Spice Beer durante o Concurso Brasileiro de Cerveja, realizado em março de 2016, em Blumenau (SC).

Criada para celebrar o aniversário de 82 anos da cidade de Goiânia (GO), comemorado em 24 de outubro, a Colombina Romaria é uma Belgian Dark Strong Ale com adição de Baunilha do Cerrado e Mutamba. A edição foi batizada como Romaria em homenagem ao estilo, tradicionalmente fabricado em mosteiros e abadias belgas. Rica em gosto e aroma, a Romaria combina o sabor do Cerrado brasileiro com as tradições belgas.

Outra novidade da cerveja é a sua embalagem. Além do rótulo original, com criação dos artistas plásticos locais André Morbeck e Wes Gama, Romaria é a primeira marca da Goyaz a ser envasada em garrafa de 330 ml da Owens Illinois (O-I).

“Ficamos muito felizes com o prêmio. Já somos referência na região, mas um prêmio no maior concurso de cerveja do Brasil é uma consagração, traz reconhecimento nacional”, afirma Patrícia Mercês que é filha dos fundadores da cervejaria e hoje administra o negócio. Esta não é a primeira vez que a Goyaz é premiada no Concurso. Em 2014, ano em que começaram a produção de cerveja, ganharam uma medalha de bronze com a Colombina IPA (American-Style Strong Pale Ale). 

Este ano, o Concurso Brasileiro de Cervejas teve 1.469 rótulos de 222 cervejarias inscritas, um aumento de 73% com relação a 2015. Foram premiadas 411 cervejas em 137 categorias, além do The Best of Show, nove prêmios para as melhores cervejas e cervejarias.

Parceria de sucesso

A Cervejaria Goyaz iniciou suas atividades há 14 anos produzindo o Chopp Mercês. Com o objetivo de diversificar a produção e fugir da concorrência com os grandes players, há dois anos, Patrícia Mercês decidiu investir no mercado de cervejas artesanais e reposicionar a marca. Apesar do impacto inicial para a equipe de cervejeiros, que há 12 anos trabalhava com o mesmo produto, Patrícia avalia que a mudança foi muito importante para dar um novo ânimo e mudar a cultura da empresa, além de ser mais rentável.
                                                
A Goyaz é cliente da Owens Illinois desde 2014, quando começou a produzir cerveja. A princípio, utilizavam apenas embalagens de 600ml e, em outubro de 2015, começaram a envasar em garrafas de 330 ml. “Sempre acreditamos na qualidade e na força da Goyaz, por isso apostamos nesse projeto, que já demonstra ser um sucesso por todos os prêmios recebidos e expressivo crescimento”, explica Daniel Amaral, gerente de Marketing e Inovação da O-I.

Segundo Mercês, a ideia de introduzir garrafas de 330 ml ao portfólio da cervejaria surgiu devido ao fato da cerveja ser mais forte, o que faz com que as pessoas consumam em menor quantidade. Além disso, há um incentivo fiscal por parte do Governo Federal para a produção em embalagens menores. Atualmente, a Goyaz produz cervejas Larger, Wess e IPA em garrafas de 330ml.

Colombina é a primeira linha de cervejas artesanais da região Centro-Oeste. De acordo com Patrícia, a parceria com a O-I foi fundamental para a concretização deste projeto. “A Owens Illinois foi a única indústria que conseguiu nos atender, porque nós não podíamos comprar a quantidade mínima de garrafas que outras indústrias exigiam. A O-I acreditou na nossa cervejaria e teve a flexibilidade de fornecer pouco no início, abrindo esse relacionamento e se adaptando às nossas necessidades”, explica Patrícia Mercês.

De acordo com Patrícia, no início a O-I fornecia três pallets que duravam em torno de três meses. Atualmente, a Goyaz compra uma carreta a cada dois meses. “Não é fácil para uma microcervejaria assumir todos os riscos e iniciar a produção, então, essa aposta que a Owens Illinois fez em nossa empresa foi muito bacana. Ao longo desses dois anos nosso relacionamento com a O-I só foi melhorando e hoje já conseguimos até uma linha de crédito”, completa.

Sobre a Cervejaria Goyaz

A Cervejaria Goyaz é uma empresa familiar que possui 14 anos, sendo 12 deles dedicados à produção exclusiva do Chopp Mercês, um pilsen leve e refrescante. Há dois anos a empresa iniciou a produção de cervejas com o projeto Colombina, agregando um mixde 11 novos produtos, sendo os carros-chefes as linhas Lager, Weiss, IPA e Stout. A Colombina é a primeira linha de cervejas artesanais do Centro-Oeste. Todas as cervejas da linha possuem ingredientes regionais que exaltam o ‘Orgulho de ser goiana’. Para mais informações, acesse www.cervejacolombina.com.br.

Sobre a O-I

A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de produtos alimentícios e bebidas. Com uma receita de US$ 6,2 bilhões em 2015, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 27.000 pessoas em 80 fábricas distribuídas por 23 países. A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, únicas e rentáveis em um mercado global crescente. No Brasil, a empresa também atua com as marcas CISPER e CIV, no segmento de utilidades domésticas para o consumidor final e o mercado profissional. Para promover os benefícios das embalagens de vidro em todo o mundo, a O-I criou o movimento Glass Is Life, que se baseia nas razões pelas quais as pessoas escolhem o vidro: sabor, saúde, sustentabilidade e qualidade. Para obter mais informações, acesse www.o-i.com.

Comentários

Postagens mais visitadas